Comunicado sobre o nosso funcionamento durante a pandemia do coronavírus: Saiba mais

Novembro azul e a saúde masculina

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Novembro é um mês dedicado especialmente às ações relacionadas ao câncer de próstata e, mais do que isso, à saúde masculina em geral, especialmente em função do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17.

O Novembro Azul está presente no mundo inteiro e reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Neste ano, a campanha também chama a atenção para a saúde do homem, desde a infância até a terceira idade, para a prevenção contra o desenvolvimento de vários tipos de câncer, diabetes e hipertensão. De acordo com dados do Ministério da Saúde, “o agravamento dessas moléstias está entre as principais causas de morte entre os homens”.

Um dos grandes desafios da medicina é o fato de que os homens são os que menos possuem o hábito de ir regularmente ao médico e muitos afirmam que “não precisam” e que “nada de grave irá acontecer com eles”. Alguns homens o fazem tardiamente, inconscientes do risco que correm, muitas vezes, sendo tarde para realizar o tratamento.

Para Francisco Norberto, coordenador de saúde do homem do Ministério da Saúde, “quando há o cuidado, isso vai ajudar na manutenção da qualidade de vida”, por isso é de extrema importância a realização de um check-up anual. Através do Sistema Único de Saúde (SUS), é possível realizar muitos exames.

Uma tabela divulgada pelo Ministério da Saúde indica, para cada etapa da vida, exames específicos recomendados para o check-up anual, basta procurar um clínico geral.

Tabela sobre a saúde masculina

A atenção especial neste mês é para a realização de exames preventivos de doenças na próstata. Homens acima de 40 anos devem se prevenir e buscar um médico todos os anos.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, “cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo”.

O Novembro Azul lança luzes para a importância da prevenção dessa doença, mas todo dia é dia de cuidar da saúde e da qualidade de vida.

O Grupo Hídrica abraça essa campanha e convida todos a se somarem a essa grande luta!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais conteúdos para explorar

Receba conteúdo do Grupo Hídrica

Fique sabendo toda vez que um artigo novo aparecer