Sistemas industriais: vantagens do carvão ativado para o tratamento de água

Gabriela Hipólito Comercial, Elementos Filtrantes Leave a Comment

O carvão ativado é um dos mais poderosos adsorventes do mundo, podendo aderir em sua superfície as moléculas insolúveis presentes em líquidos e gases.

Por essa razão, é considerado um dos meios mais eficientes no tratamento da água contaminada, tornando-a um líquido inodoro, incolor e insípido.

O carvão ativado pode ser fabricado a partir de diversos materiais, o que o torna abundante e fácil de ser encontrado no mercado. Entenda sobre o funcionamento do carvão ativado e como ele pode ser útil no tratamento da água da sua empresa lendo este artigo. Acompanhe!

De onde vem o carvão ativado

O carvão ativado é criado a partir da queima controlada de alguns tipos de madeiras que possuem alto teor de carbono, como:

  • Casca de coco;
  • Carvão mineral (antracito, betuminoso e lignito);
  • Madeira de alta e baixa densidade (pinus, acácia, etc);
  • Turfa;
  • Resíduos de petróleo;
  • Ossos de animais como o boi;
  • Resíduos agroindustriais;
  • Açúcar;
  • Caroço de azeitona;
  • Casca de noz;
  • Caroço de pêssego.

O cuidado durante a queima é fundamental para evitar que o carvão perca a sua porosidade, por isso, a temperatura fica em torno dos 800°C a 1000°C, até que atinja o seu ideal.

Carvão ativado para o tratamento de água

Existem duas formas de utilizar o carvão ativado para o tratamento de água, em granulado ou em pó. Em pó (CAP), a estrutura porosa fica bem distribuída, com maior número de médios e macro-poros.

Estando nesse formato, o carvão ativado é bastante utilizado para a purificação de algumas substâncias como cafeína, vinhos, sucos de frutas, refino de açúcar, bebidas alcoólicas e outros.

Já na forma granulada (CAG), o carvão ativado é mais utilizado em colunas de leitos móveis ou fixos, purificando a água, mesmo em estado gasoso, ou qualquer que seja o líquido em questão. Esse processo é comumente utilizado, entre outros, para a retirada de cloro da água tanto para uso caseiro quanto industrial.

Mesmo com todos os benefícios de adsorção do carvão ativado, para determinados fins de utilização da água, por exemplo, ele pode não ser o suficiente para atingir os níveis de pureza da água que você precisa.

O carbono e o cloro são facilmente retidos no carvão. Entretanto, outros componentes como nitrato e sódio não são capturados por ele, sendo necessário repetir o processo com o uso de um outro elemento filtrante.

Como o carvão ativado age

O carvão ativado desempenha um excelente papel na purificação da água, retirando a cor, óleos, odor ou mau gosto que ela possa apresentar.

Para realizar essas tarefas, o carvão conta com uma superfície porosa que retém as impurezas em seus poros, fixando-as nele próprio.

Tratamento de água em municípios

A água que recebemos em casa também recebe tratamento por meio do carvão ativado, garantindo a retirada de componentes que fazem mal a saúde humana, inclusive, deixando-a com o aspecto transluzente do qual estamos acostumados.

Na indústria de bebidas

Para desinfetar ou oxidar alguns materiais presentes na água, o cloro é usado em quantidades maiores, principalmente na produção de refrigerantes. Para retirada desse excesso, o modo tradicional mais em conta encontrado foi o carvão ativado.

Tratamento de efluentes

O carvão ativado é indicado para a fase final de purificação da água em efluentes líquidos industriais. Seu papel será extrair contaminantes como o mercúrio.

Ainda, pode ser usado em sistemas de lodo ativado, removendo a coloração do líquido e enriquecendo as propriedades do lodo.

Com um bom custo benefício e excelente capacidade de retenção de cloro e matéria orgânica, o carvão ativado é um excelente meio para tratamento de água e obtenção da pureza que você deseja.

Você pode saber muito mais sobre as propriedades do carvão ativado, suas recomendações, aplicações e validade lendo um pouco mais aqui, em nossa página de especificação de produto.

Elemento Filtrante 10″xC1

O 10”xC1 é o melhor elemento filtrante de celulose impregnada com carvão ativado em pó existente no mercado, talvez por isso seja mais escasso de ser encontrado em lojas especializadas.

Esse tipo de material é ideal para a retirada de odores, sabores, cloro ou demais substâncias químicas orgânicas encontradas na água, tanto para o uso caseiro quanto para a água na produção de cosméticos e fármacos.

Com alta capacidade de retenção de sujeira, pelo reforço que interno e na tela externa de poliéster, o elemento filtrante 10”xC1 tem resistência adicional.

O Grupo Hídrica é um dos poucos vendedores brasileiros desse produto, garantindo sua eficiência na remoção do cloro e eficácia de vazão.

As características do produto estão todas disponíveis aqui. Leia mais sobre esse elemento filtrante e entenda tudo sobre esse material.