tac eficalk

Qual a melhor tecnologia para retirada de calcário da água?

Gabriela Hipólito Água, Elementos Filtrantes, Hospitalar Leave a Comment

A água com excesso de calcário é um fator de máxima atenção em determinadas regiões, seja para consumo, uso doméstico, industrial ou laboratorial. Por essa razão, a busca pelo aperfeiçoamento de uma nova tecnologia para retirada de calcário da água que seja eficiente e econômica será sempre necessária. Caso você apenas queira saber sobre os mitos e verdades sobre o …

Sistemas industriais: vantagens do carvão ativado para o tratamento de água

Gabriela Hipólito Comercial, Elementos Filtrantes Leave a Comment

O carvão ativado é um dos mais poderosos adsorventes do mundo, podendo aderir em sua superfície as moléculas insolúveis presentes em líquidos e gases. Por essa razão, é considerado um dos meios mais eficientes no tratamento da água contaminada, tornando-a um líquido inodoro, incolor e insípido. O carvão ativado pode ser fabricado a partir de diversos materiais, o que o …

Resina aniônica x resina catiônica: qual a aplicação de cada uma?

Gabriela Hipólito Elementos Filtrantes Leave a Comment

A troca iônica é um dos meios tecnológicos mais utilizado para desmineralização da água. Para que isso aconteça, são utilizadas algumas resinas trocadoras, como a resina aniônica, resina catiônica, seletivas, mistas, adsortivas ou catalíticas. Neste artigo, as resinas em que daremos maior destaque são as aniônicas e catiônicas padrão, uma vez que são as mais utilizadas no mercado e recebem …

O que você precisa saber sobre filtros para tratamento de água

Gabriela Hipólito Água, Curiosidades Leave a Comment

A OMS – Organização Mundial da Saúde, define como água potável aquela que apresenta aspecto límpido e transparente, sem cheiro ou gosto e livre de microorganismos nocivos à saúde humana. Mas, para que esse nível seja alcançado, por muitas vezes, são necessários filtros para tratamento de água. A utilização de filtros é algo comum em nossas casas, empresas e nos …

calcário na água

O calcário na água e o produto final de empresas e indústrias

Jardel Rodrim Água, água para cosméticos Leave a Comment

No que diz respeito ao calcário na água de empresas, o padrão de potabilidade aceita índices de calcário relativamente altos (500 mg/L), mas observam-se problemas práticos já com durezas bem inferiores. A “água dura” — como é conhecida a água com alta concentração de carbonato de cálcio (CaCO₃) dissolvido — causa desgastes em equipamentos das empresas, assim como das máquinas …