calcário na água

O calcário na água e o produto final de empresas e indústrias

Jardel Rodrim Água, água para cosméticos Leave a Comment

No que diz respeito ao calcário na água de empresas, o padrão de potabilidade aceita índices de calcário relativamente altos (500 mg/L), mas observam-se problemas práticos já com durezas bem inferiores.

A “água dura” — como é conhecida a água com alta concentração de carbonato de cálcio (CaCO₃) dissolvido — causa desgastes em equipamentos das empresas, assim como das máquinas e tubulações. Ou seja, de forma indireta, a água calcária influencia negativamente na qualidade do produto final.

Saiba, neste artigo, como e por que isso acontece, e quais alternativas estão à disposição para solucionar esse problema que atinge diversas organizações do Brasil.

Alguns detalhes sobre o calcário na água

Antes de mais nada, é mito que o calcário seja misturado à água durante o tratamento nas empresas concessionárias. A água dura se deve à decomposição de rochas de cálcio no leito de rios, represas e lençóis freáticos. É um processo natural em certas regiões do Brasil.

Além dos problemas práticos causados pelo excesso de cálcio e magnésio, a água com concentrações mais elevadas desses metais tendem a apresentar sabor diferenciado das águas mais brandas.

Conforme já foi citado, para ser considerada potável, a água pode possuir uma concentração máxima de 500 mg/L (ou ppm) de calcário. Com percentual acima disso, ela é considerada “extremamente dura”, não recomendável para consumo humano.

Classificações da dureza da água

Dependendo do tipo de sais presentes na água, ela pode ser dividida em 2 categorias. São elas:

  • Água dura temporária — apresenta presença de carbonatos e bicarbonatos apenas, o que permite que a dureza seja eliminada pela fervura.
  • Água dura permanente — apresenta alto teor de cloretos, nitratos, sulfatos e outras substâncias não elimináveis pela fervura.

Repare que essas duas categorias não são excludentes. Uma amostragem de água pode conter substâncias temporárias e permanentes. À soma entre essas duas, dá-se o nome de Dureza Total da Água.

Embora não haja uma padronização nos valores de dureza da água, alguns marcos são mais comumente utilizados para diferenciar águas de diferentes regiões de acordo com a sua dureza total:

  • Água branda: de 0 a 60 mg/l de sais dissolvidos
  • Água moderadamente dura: de 60 a 150 mg/l
  • Água dura: de 150 a 300 mg/l
  • Água muito dura: de 300 a 500 mg/l
  • Água extremamente dura: acima de 500 mg/l

A influência do calcário na água de empresas

Devido à facilidade com que o calcário incrusta, ele causa, frequentemente, diversos transtornos às empresas que trabalham com caldeiras, resistências ou trocadores de calor, como o aquecimento solar.

 

Uma das características mais conhecidas desse mineral é que, quanto maior a temperatura do meio em que se encontra, mais rapidamente acontece a incrustação.

É por esse motivo que autoclaves exigem água desmineralizada, chuveiros queimam suas resistências antes da tubulação entupir e alguns fabricantes de painéis solares condicionam a garantia do produto ao uso de água pré-tratada por um abrandador.

O abrandador ainda é o sistema mais utilizado para o abrandamento de água. No entanto, existem tecnologias alternativas que não removem o CaCO3, mas eliminam seu efeito incrustante. É importante fazer uma avaliação caso a caso das necessidades da organização para desenvolvermos um projeto customizado.

Sobre o Grupo Hídrica

Mesmo com tratamento adequado, a água das companhias de saneamento chega a seu destino contendo elementos e partículas.

Isso significa que ainda é necessário um tratamento especial, a fim de alcançar o nível de purificação exigido para finalidades como hemodiálise e manipulação de medicamentos em farmácias e laboratórios, produção de cosméticos e outros.

Há 30 anos no mercado, o Grupo Hídrica especializou-se em oferecer serviços e produtos de qualidade, especializando-se no desenvolvimento de sistemas de tratamento de água, dos mais simples aos mais complexos.

Desenvolvemos projetos e dispomos de materiais e equipamentos para processos de filtração, como a Osmose Reversa. Veja, abaixo, alguns dos serviços que oferecemos:

  • Controle microbiológico total.
  • Processos de sanitização, desinfecção e lavagens químicas.
  • Montagem e instalação de sistemas de filtros e micro filtros, deionizadores, desmineralizadores e abrandadores.
  • Instalação e manutenção de sistemas de desinfecção por ultravioleta (UV).
  • Venda e manutenção de instrumentos de medição.
  • Projetos de água específicos para aprovação da vigilância sanitária.
  • Treinamento especializado para operação de equipamentos.