A horta hidropônica vem do conceito de hidroponia que é um método de cultivo de vegetais sem solo, tendo como base uma solução que nutre e irriga as plantas. Esse sistema pode ser desenvolvido em escala doméstica e com baixo custo, garantindo vegetais frescos diariamente em sua mesa.

Existem kits compactos e baratos disponíveis em lojas especializadas e na internet que podem ser montados até mesmo em um apartamento. Utilizando um kit desses, a sua única preocupação será com a reposição da solução nutritiva, encontrada em lojas de produtos agropecuários, algumas floriculturas ou lojas especializadas em horticultura.

Mas se você dispõe de tempo e espaço e pretende experimentar montar seu próprio kit, com materiais e ferramentas simples é possível construir seu próprio sistema dentro das medidas disponíveis em sua casa.

Existem tutoriais e vídeos na internet que mostram como construir passo a passo um sistema desse tipo. Compartilhamos aqui um que consideramos interessante: 

Materiais necessários para construir um sistema de hidroponia doméstico:

hidroponia domestica

  • Canal de cultivo: É o local que acomodará as raízes das plantas e por onde passará a solução nutritiva. O canal de cultivo pode ser feito de tubos de PVC de 75mm e até mesmo de bambu.
  • Reservatório da solução nutritiva: Pode-se utilizar um simples galão de água ou qualquer outro vasilhame que mantenha a solução nutritiva protegida da luz solar.
  • Bomba: Ela tem a função de transportar a solução nutritiva do reservatório até os canais de cultivo. Uma pequena bomba com vazão de 2.000 L/hora é o suficiente para um sistema compacto. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos agropecuários ou especializadas em hidráulica ou piscicultura.
  • Mangueiras de transporte: São conectadas à bomba para levar a solução do reservatório até os canais de cultivo.
  • Timer: É ele que controla o funcionamento da bomba. O fluxo de água nos canais de cultivo não precisa ser constante. É satisfatório que o temporizador ligue e desligue em intervalos de 15 minutos para manter a produção nutrida.
  • Sustentação: A bancada de sustentação do sistema pode ser feita de madeira, PVC, bambu ou outros materiais que tenha a disposição. Os canais também podem ser fixados em uma parede ou grade com arames ou cordas.

Dicas de cultivo:

hidroponia pvc

  • Os furos nos canais de cultivo devem ser proporcionais a hortaliça que deseja plantar. Ex: para cebolinha ou salsinha, 15 cm. Alface, rúcula, espinafre, manjericão ou plantas desse porte, cerca de 20cm. Para morangueiros, aproximadamente 25 cm.
  • Também é possível cultivar plantas de maior porte, como tomateiros, basta providenciar uma haste para amparar seu crescimento.
  • As calhas devem ser forradas com algum substrato que sustente as raízes em seu desenvolvimento como vermiculita ou britas.
  • Ao transplantar as mudinhas para as calhas, tenha o cuidado e abrir espaço no substrato e acomode as raízes delicadamente.
  • Mantenha um calendário de produção de mudas. Se você mantiver uma regularidade de semeaduras e reposição de mudas com intervalos de, por exemplo, um mês para hortaliças de desenvolvimento mais rápido como cheiro verde e folhagens como alface, você sempre terá uma salada fresquinha, produzida em sua horta hidropônica. Para ter maior comodidade e praticidade, também é possível adquirir mudas de hortaliças a baixo custo em mercados e até mesmo floriculturas.
  • Como a horta estará sempre ao seu alcance, não será necessário colher a planta inteira se não for consumí-la toda. Colha apenas as folhas do alface, rúcula e cheiro verde que você for consumir no dia e as plantas continuarão se desenvolvendo regularmente. Com os cuidados certos, você poderá colher várias vezes da mesma planta antes de precisar replantar.

 

A qualidade da água é fundamental

sistema tratamento agua

A água é o elemento essencial para o funcionamento de todo o fluxo de produção de uma hidroponia.

Cultivos comerciais realizam, inclusive, a análise química da água para estabelecer as dosagens da solução nutritiva. Além disso, a análise pode detectar a presença de agentes contaminantes como coliformes fecais que poderão comprometer o cultivo e a saúde de quem consumir a produção.

As características físico-químicas da água podem alterar sensivelmente a composição da solução nutritiva. A água dura (com elevada concentração de minerais, como o calcário, por exemplo) ou águas subterrâneas originadas de rochas calcárias e dolomíticas demandam tratamento para ser utilizada num cultivo hidropônico.

Com a adoção de produtos ou sistemas simples e compactos como os desenvolvidos pelo Grupo Hídrica para o tratamento de água com alta concentração de minerais, sua hidroponia terá a água com alto índice de pureza e funcionará plenamente produzindo hortaliças de qualidade.

Como se pode ver, a horta hidropônica é uma boa solução para quem dispõe de pouco espaço, não possui espaço com terra em casa ou quer dispensar a eventual sujeira. Ela é econômica, pois a solução nutritiva circula em um sistema de canos através de uma bomba e é um sistema que proporciona a utilização sustentável da água para a produção de alimentos saudáveis para sua mesa.