Estamos a menos de um mês do Dia Mundial da Água, que vai ser comemorado em 22 de março de 2018. Embora a data ainda não tenha começado a figurar substancialmente na pauta dos principais jornais do país, isso deve acontecer nos próximos dias.
Pensando em antecipar as discussões e ajudar você a se programar, o Grupo Hídrica vai explicar o tema e os principais eventos.
Prepare a agenda para um mês de intensos e aprofundados debates sobre a água e sua importância para o futuro do planeta.
O tema do Dia Mundial da Água em 2018
O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2018 é “o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos”.
Isso significa que, em vez de solucionar problemas relacionados ao uso da água intervindo no meio ambiente, deve-se dar preferência para soluções menos intrusivas.
Por exemplo, em vez de construir uma represa — um tipo de intervenção que ajuda a preservar fontes hídricas mas é agressiva para os arredores do ecossistema onde essa represa se encontra — deve-se privilegiar a preservação de fontes subterrâneas de água.
O Fórum Mundial da Água
A edição de 2018 do Fórum Mundial da Água vai acontecer entre os dias 18 a 23 de março.
Sua missão, como descrito no próprio site do evento, é “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.
Embora em 2018 ele vá se somar às discussões do Dia Mundial da Água, isso não acontece todo ano: o Fórum é trienal e reúne mais de 70 países em sua rede de debate e decisões.
Para nós, brasileiros, o ano de 2018 assume proporções mundiais no que diz respeito a esse debate. Em 2018 a sede do Fórum será a cidade de Brasília. Isso, somado à importância estratégica dos rios e lençóis freáticos brasileiros para a estratégia ambiental e econômica mundial.
Participe do evento presencialmente ou acompanhando as discussões. Debater o tema da água é falar do futuro e de um mundo melhor para nós e para os nossos filhos!