Comunicado sobre o nosso funcionamento durante a pandemia do coronavírus: Saiba mais

Água micelar, termal e dermatológica: quais as diferenças?

água micelar

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quem acompanha o blog do Grupo Hídrica, sabe que um dos nossos objetivos é fornecer informações sobre o uso da água em diferentes indústrias: hospitalar, de cosméticos e outrasHoje, vamos falar um pouco sobre as águas utilizadas para cosméticos, principalmente na maquiagem e produtos para a pele., como a água micelar.

Afinal, as “águas milagrosas”, embora recentes no mercado brasileiro, sempre foram muito valorizadas no setor mundial de cosméticos.

E para fazer produtos de qualidade, é preciso usar o tipo certo de água. Entenda melhor o critério de utilização desse componente nos produtos para a pele:

Água micelar

O sucesso da água micelar não se deu à toa. O produto realmente traz ótimos benefícios para a saúde da pele.

A água micelar recebeu esse nome por causa das suas micelas. São partículas que ajudam na remoção da maquiagem e tonificação da pele. A água micelar é mais indicada às pessoas de pele sensível, oleosa ou que passam por algum tratamento dermatológico.

Esse tipo de água é totalmente livre de álcool, conservantes ou óleo, diferentemente dos demais demaquilantes vendidos no mercado.

Água termal

Além de antioxidante, a água termal suaviza o incômodo pós-barba, irritações e coceiras e ainda alivia o ardor das queimaduras de sol.

Esse tipo de água é menos mineralizada que a água normal, o que traz benefícios como hidratação da pele e dos cabelos.

O pH da água termal é neutro e alcalino, diferentemente da água que recebemos na torneira de casa, por exemplo. Por essa razão, é uma das indicações dos dermatologistas aos pacientes com doenças dermatológicas e por maquiadores, no preparo da pele antes da maquiagem.

Água dermatológica

Água dermatológica não é a mesma coisa que água termal, como é comum ouvir por aí. A diferença está em sua composição, que carrega muito mais que apenas os minerais presentes na água termal.

Apesar de não haver contraindicações, o uso desse tipo de água deve ser cuidadosamente avaliado. Os efeitos da água termal foram potencializados com acréscimos químicos, o que deu origem à água dermatológica.

Água específica para fabricação da água micelar, termal e dermatológica

Como eu disse lá atrás, a água da qual são feitos esses produtos é diferente da que recebemos em casa. Uma resolução da ANVISA estabelece uma filtragem e tratamento químico especial para a água com finalidade cosmética.

Ficou curioso sobre o processo de adaptação da água para fabricação de cosméticos? Explicamos esse processo de filtragem e tratamento na publicação no nosso artigo sobre a qualidade da água na indústria de cosméticos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais conteúdos para explorar