Há muita água debaixo da terra. Tom Gleeson, professor da Universidade de Victoria, no Canadá, foi o responsável pelo estudo que descobriu as águas subterrâneas em todo o mundo.
Também chamadas de águas modernas, estima-se que o volume total armazenado no subsolo seja de 23 milhões de Km³. Com essa quantidade, é possível cobrir todo o exterior da Terra com uma profundidade equivalente a 180 metros.
E nós, como nos beneficiaremos dessa descoberta?
Podemos usar essa água?
Segundo a divulgação da pesquisa na revista científica Nature Geoscience, apenas 6% das águas subterrâneas são apropriadas para o consumo humano, uma vez que apenas essa pequena parte é renovada rapidamente e está próxima da superfície. Pelo mesmo motivo, ela pode ser extraída ou usada para a complementação de recursos de lagos e rios.
Em uma declaração à BBC News, Gleeson afirmou que a qualidade da água varia muito. Em alguns lugares, ela apresenta salinidade em nível mais elevado que a água do mar. Em Em outros, conta com a presença de metais que comprometem sua potabilidade.
Para que possamos usufruir das águas subterrâneas por mais tempo, elas devem ser melhor preservadas, de acordo com o professor. Isso porque essa parte utilizável do reservatório é mais sensível às mudanças climáticas e poluição causada pelo homem.
Reservas de águas subterrâneas
Para realização do mapeamento dessa água foram utilizados diferentes softwares, combinados à base de dados que a equipe detinha de estudos pré-exploratórios.
Além disso, um elemento radioativo, o trítio, foi utilizado como base para saber a idade de armazenamento da água moderna. Dessa forma, os cientistas puderam identificar quando veio a chuva que formou essas reservas.
A distribuição da água subterrânea é extremamente desigual ao redor do mundo, o que redobra o dever e a necessidade do cuidado dessas fontes. Esse tipo de assunto já tem recebido a devida importância em fóruns de debate sobre a água, por exemplo.
No blog do Grupo Hídrica, temos mais conteúdo sobre preservação e uso consciente da água. Além disso, explicamos as várias possibilidades de purificação da água para cada finalidade específica.