O maior evento mundial sobre água e sustentabilidade foi sediado no Brasil.

É a primeira vez que um país da América do Sul recebe o fórum. Ele se realizou entre os dias 17 e 23 de março de 2018, em Brasília.

O fórum recebeu mais de 102 mil pessoas, vindas de 172 países. Entre elas, 10,6 mil eram congressistas e 12 eram chefes de Estado.

Avanços do VIII Fórum Mundial da Água

O Fórum é uma oportunidade anual de a maior parte dos países voltar a sua atenção exclusivamente para a discussão dos eventos sobre a água, sua preservação, distribuição política e maneiras de reverter sua escassez em alguns lugares.

Pela primeira vez, o evento contou com a presença de membros do Poder Judiciário Brasileiro, a quem cabe a decisão final sobre as disputas que envolvem assuntos hídricos. O resultado dessa inovação foi a criação da Carta de Brasília.

Outro avanço importante foi a elaboração da Declaração do Ministério Público sobre o Direito Água, a qual foi assinada por 9 países e trata da proteção dos recursos naturais disponíveis.

O VIII Fórum Mundial da Água foi o de maior sucesso dentre todas as edições, tanto em número de participantes quanto em avanços sobre as medidas a serem adotadas para proteção dos meios hídricos.

No blog do Grupo Hídrica você encontra mais artigos com curiosidades e acontecimentos importantes que envolvem o insumo de maior importância no mundo, a água.