Rainbird CGI Water Harvesting logoO nosso enfoque de hoje é a “Sustentabilidade Hídrica” termos atribuídos por nós para abordar a relevância desse assunto. A água é um produto essencial e insubstituível não só para a humanidade, mas para a existência do nosso planeta como o conhecemos hoje. Fauna, flora, indústria, tudo o que nos rodeia, e até mesmo os mais áridos desertos dependem dela.

O uso social da água e a prática da sustentabilidade ambiental são desafios e metas permanentes para o Grupo Hídrica. Nos empenhamos para, através de nosso trabalho especializado em tratamento de água, proporcionar não só produtos e materiais de qualidade aos nossos clientes, mas também contribuir para um mundo melhor.

A água não é um recurso natural inesgotável. Entendê-la e utilizá-la de forma correta e sustentável é um grande desafio.

Após séculos de atividade não sustentável e planejada da água, e de outras práticas que degradam contínua e crescentemente o meio ambiente em nosso país e no mundo, presenciamos um quadro muito preocupante: mananciais e rios que secam, os reservatórios das grandes cidades minguando, o regime das chuvas completamente alterado, períodos desesperadores de seca alternando-se com enchentes devastadoras, a poluição crescente dos rios e oceanos. Populações inteiras podem perecer e já sofrem tremendamente com a falta d’água em várias partes do mundo e também em nosso país.

A qualidade de vida das pessoas, a agricultura e pecuária, a indústria, a biodiversidade, todos correm sério risco se medidas urgentes não forem pensadas e, principalmente adotadas, para se obter o uso social da água, pensando em primeiro lugar no bem-estar da humanidade e do planeta.

Acreditamos que uma parte do desafio para se conseguir o uso social da água e práticas de sustentabilidade ambiental está em desenvolver ações educativas, como a promoção de palestras e atividades extracurriculares junto às escolas, desde o ensino fundamental, que eduquem as mais novas gerações mostrando-as de onde vem a água que chega em suas torneiras. Os jovens precisam entender as graves consequências do desperdício, da poluição, do despejo de químicos e outros poluentes nos córregos e mesmo nos ralos das pias de casa.

O mesmo pode ser feito através da publicação de cartilhas e ações conjuntas da iniciativa privada e governos junto às comunidades urbanas e rurais (incluindo ribeirinhos, pescadores etc.), não apenas em momentos em que ocorram desastres, mas como ação preventiva e permanente.

Ações simples podem ser difundidas de forma didática no formato de cartilhas ensinando a: não jogar lixo nas ruas, não jogar lixo nos córregos, lagos, rios e praias. Preservar as matas ciliares, tomar os devidos cuidados com cisternas. Dicas para se reduzir o gasto de água e montagem de sistemas para a reutilização da água das chuvas etc.

Ações do tipo citadas acima estão entre as metas que buscamos implementar no futuro próximo junto aos nossos parceiros.

Esse é nosso entendimento sobre sustentabilidade ambiental e uso social da água. Um novo estilo de vida e uma nova prática para a utilização e tratamento da água pensando em um mundo melhor, com água em abundância para todos.