Comunicado sobre o nosso funcionamento durante a pandemia do coronavírus: Saiba mais

Como a qualidade da água influencia na produção de cerveja?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A fórmula é simples: água, malte, lúpulo e levedura. Mas você sabia que a qualidade desses ingredientes, principalmente da água, influenciam na produção da cerveja que você consome? E que Minas Gerais ocupa o segundo lugar em volume de produção e quantidade de cervejarias artesanais no país, você tem conhecimento?

Os mineiros têm, em Belo Horizonte, o título de capital mundial dos bares e, recentemente, os fãs da gastronomia local comemoram o fato de serem o segundo estado nacional com a maior produção de cerveja artesanal. Minas possui cerca de 30 cervejarias e uma grande variedade dessa bebida.

Só na grande BH, estão localizadas e cadastradas, no Ministério da Agricultura do estado, 11 cervejarias. Dos 120 tipos de cervejas produzidas no mundo, 55 já são fabricadas nessa região. Uma curiosidade é que, em média, um milhão e cem litros de cervejas são produzidos nas cervejarias mineiras.

Algumas regiões de Minas Gerais são conhecidas por terem algumas das melhores fontes de águas minerais do país, o que contribui para a instalação de grandes marcas cervejeiras no estado. Mas qual a relação entre a qualidade da água e a produção cervejeira?

Origem da água interfere na qualidade final das cervejas

A água corresponde a cerca de 95% da cerveja e a qualidade dela interfere na produção do produto.

Beer flight of eight glasses of craft beer on a serving board with fermenting tanks background. ** Note: Shallow depth of field

De acordo com especialistas, o pH, grau de dureza e a alcalinidade da água, dentre outros parâmetros, podem interferir na cor, na turbidez, no sabor e no aroma da cerveja, além do tempo em que o produto permanece em condições saudáveis de consumo.

Procurar por uma região que permita a captação de uma água pura, com maior simplicidade em seu tratamento, pode ser uma das prioridades das cervejeiras, que optam por instalar suas empresas em locais com fontes de água mineral próximas, como é o caso de algumas fábricas de Minas Gerais.

Apesar da tecnologia atual permitir que a água captada em qualquer região do país esteja sempre em padrões de qualidade satisfatórios, devido a avançados processos de filtração, ainda existe uma forte tendência das empresas pela procura de fontes de águas mais simples de serem tratadas.

Após essa etapa, são semanas até a cerveja adquirir o sabor necessário para aguçar paladares. O processo cervejeiro é complexo em relação às suas fases, desde a captação da água de forma correta, até o fechamento de suas garrafas, mas cada detalhe deve serpensado e planejado nos mínimos detalhes.

3

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais conteúdos para explorar

Receba conteúdo do Grupo Hídrica

Fique sabendo toda vez que um artigo novo aparecer