Para aqueles que têm na água um insumo indispensável para a produção e para os que sofrem direta ou indiretamente com sua escassez, o tema da falta de água é fundamental.

No entanto, essa questão é também muito mais complexa do que aparenta. Ela envolve a estratégia nacional do uso de um recurso muito importante, critérios biológicos de extração, atividades econômicas relacionadas e muito mais.

Em outras palavras, o aproveitamento da água de rios, bacias hidrográficas e minas d’água se sobrepõe ao impacto que sua exploração e transporte exercem. São enormes populações cuja vida depende do uso dessa água.

Pensando em estimular e compartilhar as discussões básicas sobre esse tema com nossos leitores, hoje vamos usar este espaço para fazer uma indicação de filme.

Uma ligação entre o novo Código Florestal e a Crise Hídrica

Dirigido por André D’Elia e Distribuído pela O2 Play, o documentário A Lei da Água: Código Florestal liga os pontos entre o novo Código Florestal e a crise hídrica recente.

Já em sua abertura, o filme traça — por meio da entrevista com vários especialistas como agricultores, políticos, cientistas e ruralistas — uma linha de raciocínio que explica muito bem a relação entre essas duas coisas.

De maneira cada vez mais profunda, o documentário aborda todos os lados dessa complexa equação. Ele toca, inclusive, nos marcos históricos brasileiros de uso da água.

O filme foi produzido de forma independente e sem fins lucrativos. Está disponível gratuitamente no YouTube, e você pode assistir clicando abaixo.

 

 

Ao terminar de assistir, não se esqueça de compartilhar a sua opinião com a gente. Deixe um comentário no espaço abaixo!